quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dicas de Iluminação

Semanalmente estarei postando aqui no meu Blog dicas de iluminação e fico sempre a disposição para falar sobre temas que vocês indicarem.
               Começarei falando de LEDs em face de sua atualidade e de uma total curiosidade no mercado..
 
              LEDs
                -    Eficiência:
                        Muito se tem falado sobre a eficiência dessa revolucionária fonte de luz artificial, mas existem muitas lendas sobre sua utilização, que a partir desta semana estarei tentando desmitificar e trazer aos meus contatos informações úteis e reais sobre esses minúsculos pontos luminosos.
                        Hoje ficaremos na eficiência dos LEDs:   Existem LEDs de sinalização, que são os que existem há muito tempo e LEDs de potência, que são mais recentes e com maior fluxo luminoso.
                        É muito comum se falar que LEDs são fantasticamente econômicos em relação ao consumo de energia, mas temos que sempre relacionar o consumo energético a quantidade de luz que é emitida por uma fonte de luz, neste caso, os LEDs.
                        Atualmente existem LEDs com até 130 lumens por watt( 130 lm/W).  Esses são realmente fantásticos, pois se equiparam em rendimento energético a lâmpadas de vapor de sódio, porém, na maioria dos casos, os LEDs que existem no mercado atual, especialmente os LampLEDs para utilização tipo retrofit, substituindo diretamente uma lâmpada tradicional, são menos eficientes que as Fluorescentes, ou seja, ficam na faixa de 50lm/W e muitos ficam  bem abaixo desse rendimento.
                        Há no mercado atualmente produtos que utilizam LEDs de sinalização para fazer o LampLED e o resultado é exatamente o de sinalização, ou seja, com rendimento luminoso/energético inferior a 30 lm/W, que não fornece uma boa iluminação, mas apenas sinaliza que alí tem luz.
                        Os casos de LEDs de altíssimo rendimento luminosos ainda estão restritos a módulos de LEDs, ou seja, não são produtos montados e necessitam a utilização de fontes separadas.  E, essas fontes que servem para fazer os LEDs funcionarem devem ser igualmente de alta performance, o que nem sempre acontece, pois há casos em que se compra um bom LED e se coloca com uma fonte de baixa performance e isso implica em redução do fluxo luminoso, redução da vida do LED e também distorção da cor da luz.
                        Esses chamados LampLEDs, sendo de uma boa marca e de qualidade, estão na faixa de 55 lm/W, que já é uma resposta interessante em termos de economia de energia.  A isso se soma a miniaturização e durabilidade de até mais de 50.000 horas, então teremos um produto que realemnte começa a valer a pena.
- Na próxima Semana:  Durabilidade e eficiência dos LEDs na iluminação arquitetural

Nenhum comentário:

Postar um comentário