quinta-feira, 24 de julho de 2014

LEDs e a Certificação Compulsória

LED -  A Luz dos Novos Projetos

Quando definimos o título do meu livro, em 2012, que coloco como título deste artigo, dava para prever que seria muito real.
Hoje, dois anos passados, a evolução dos LEDs no mercado de iluminação brasileiro é fantástica, revolucionária mesmo.
Esta perspectiva fez com que eu citasse, no livro, poucos produtos de LEDs, pois era previsível que a quantidade de produtos novos que entrariam no mercado seria muito grande.
Até a entrada dos LEDs no mercado, tínhamos poucas fábricas de lâmpadas no Mundo e, com algumas exceções eram a GE, OSRAM, PHILIPS e SYLVANIA e, então era fácil identificar quais as marcas de maior qualidade.
Com o advento dos LEDs, temos em cada Estado muitos mais fábricas(montadores) de produtos de LEDs, do que existiam fábricas de lâmpadas tradicionais no Mundo até pouco tempo.
Isso fez com que a qualidade dos produtos tivessem de ser investigadas e experimentadas, para saber qual o produto de LED é confiável.
Estamos, atualmente, na mesma fase que passamos com a entrada de uma infinidade de lâmpadas fluorescentes compactas, chamadas Eletrônicas em 2001, com aquela ameaça de "Apagão".  Em face da grande quantidade de marcas sem a mínima qualidade, o INMETRO começou a fazer testes para definir os tipos e marcas mais confiáveis.  Finalmente veio a Certificação Compulsória para as Eletrônicas, que separou o "joio do trigo" para a felicidade dos consumidores e das marcas honestas.
Os testes para a Certificação Compulsória dos LEDs estão em franco desenvolvimento e, para a Iluminação Pública já existe norma específica e para uso doméstico-geral deve entrar em vigor ainda este ano.
Esta certificação dará tranquilidade na compra e fará com que o mercado cresça pela confiabilidade nos produtos de LEDs.
Seja bem vinda CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA para LEDS!
Mauri Luiz da Silva
Especialista em Iluminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário