quarta-feira, 30 de março de 2011

ILUMINAÇÃO - Copiar/colar...Cuidado!

Tenho observado em várias lojas e outros ambientes que a técnica oriunda dos computadores do copiar/colar está dominando os projetos de iluminação. Por um lado é positivo que os bons projetos sejam parâmetros para outros e assim vamos crescendo em qualidade na iluminação dos ambientes. Por outro lado, quando o simples copiar predomina sem o menor critério, acontecem problemas que por vezes, além de não ter uma boa resposta para aquele local, ainda tem o agravante de ser de dificil correção, demandando troca de equipamentos, luminárias, lâmpadas com prejuízo

Certa feita, vendo um ambinte que misturava AR 111 halógena com HCI-PAR - metálica de tubo-cerâmico, perguntei para a arquiteta o porquê daquela mistura. Ela respondeu com franqueza que na realidade ela achava que a metálica estava matando o efeito da AR111, mas como havia visto em outras lojas instalação com esta mistura, tinha aceito a indicação e colocou-as a iluminar o mesmo espaço, no caso era uma vitrine. Quando colocamos uma metálica refletora que tem uma imensa intensidade luminosa ao lado de uma halógena AR111, é evidente que o grande efeito de destaque da AR com sua luz pontual e focada será reduzido e conforme o ângulo de abertura desaparecerá, ficando inócua aquela instalação de luz de destaque.

Recomendo muito cuidado ao projetar e instalar iluminação misturando lâmpadas de foco fechado que visam destacar produtos - objetos, com outras lâmpadas refletoras com foco menos fechado, pois uma pode matar a outra e ainda mostrar, ao se olhar para as luminárias uma grotesca mistura de tipos. Sei que existem luminárias já indicadas para esse tipo de instalação, mas temos que entender que a indústria de luminárias atende a demanda e não pode ficar discutindo com os projetistas de iluminação sobre o correto e o menos correto. Tanto é assim que atualmente a grande maioria dos embutidos para lâmpadas compactas são com rosca E-27 e todos sabemos o quanto isso é errado.

Usem a vontade lâmpadas com foco fechado para destaque, pois são notáveis, destacam objetos, detalhes, colunas etc, num jogo de luz e sombra inclusive, mas cuidado ao misturar, por exemplo AR com PAR num mesmo local de projeção da luz, e muito especialmente se a AR for halógena e a PAR for metálica.

Dúvidas, esclarecimentos e até, quem sabe, contestações, usem meu e-mail: luz.mauri@terra.com.br

Até a próxima!

MAURI LUIZ DA SILVA - Especialista em Iluminação


51-81520000

Nenhum comentário:

Postar um comentário