sexta-feira, 8 de maio de 2015

ILUMINAÇÃO PARA IDOSOS II

Continuando a abordagem sobre este tema tão importante, temos de considerar alguns aspectos em função do avanço da idade.
Transição:  Ao sair de um ambiente para outro, o idoso, mais do que qualquer outro, pode encontrar problemas em função da troca abrupta de iluminâncias. Na iluminação dos ambiente, temos de conduzir de tal forma, que haja uma transição entre um local mais claro e outro menos iluminado, como por exemplo, sala de recreação, lazer e corredores.
Normalmente o corredor tem menos luz e nos ambientes frequentados por idosos, temos de considerar colocar mais luz na entrada do corredor e irmos reduzindo aos poucos, para que a acuidade visual vá se adequando ao novo ambiente.
Fenômeno semelhante acontece na iluminação de túneis, que se ao sairmos de uma luz natural forte com sol entramos, com o nosso veiculo e não houver essa iluminação de transição, podermos ficar momentaneamente "cegos" ou ofuscados, sendo esse efeito causador de acidentes.
No caso de pessoas com mais idade, pode haver queda pela mudança brusca de nível de iluminamento entre um ambiente e outro.
O cuidado dever muito maior com a iluminação do piso, onde a luz deve chegar de todos os lados, para que a sombra do próprio corpo não interfira no seu campo visual.
Escadas:  Onde houver utilização de idosos, as escadas devem ser bem iluminadas e, neste caso, boa iluminação compreende, além da quantidade de luz, propriamente dita, a preocupação em iluminar de forma total os degraus, eliminando áreas escuras, muito comuns quando não se tem o cuidado e um degrau faz sombra ao outro, causando um efeito de "pisar em falso", ocasionando quedas, inclusive aos jovens.
Luz de leitura:   Tem de ser muito abundante e sem reflexos, causado por excesso de refletâncias inadequadas.  
Lembrando sempre que se a leitura for sobre uma mesa, deve ser evitada que seja escura, pois o contrate entre as páginas do livro e a mesa, será um acelerador do cansaço visual.
A luz deve ser direcionada de tal forma que ilumine bem, sem ofuscar e sem causar cansaço visual e sonolência.  É uma arte, sim, mas quem disse que iluminar não é uma arte.
"Iluminação é uma forma de arte, como a Música".

Até a próxima!


Mauri Luiz da Silva
Escritor e Especialista em Iluminação
mauriluizdasilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário