quinta-feira, 7 de agosto de 2014

LEDs - Virtudes Maiores

LED  = LUZ  FRIA

Perguntam frequentemente em palestras e cursos, qual a maior virtude da Tecnologia LED.
Entre muitas vantagens que os LEDs apresentam em relação às lâmpadas tradicionais, destaco a não emissão de UV e IR, o que significa não emitir calor na faixa de luz.
A iluminação de objetos sensíveis ao calor, sempre foi um desafio que contava com alguns truques, mas nenhuma solução real e objetiva.  Caso de museus, vitrines, onde se fazia verdadeiras acrobacias técnicas, para que as peças não fossem afetadas pelo desbotamento ou craquelamento das cores e texturas.
Como a emissão de calor na faixa de luz dos LEDs é desprezível, podemos iluminar objetos a curta distância, sem riscos de deteriorar e prejudicar suas características.
Alguns estranham que uma operação elétrica não emita calor, mas logo é explicado que há, sim, emissão de calor, mas, assim como a luz do LED é direcionada para frente, o calor da operação é jogado para a parte de trás, tendo desta forma, calor para trás e a luz para frente, num processo absolutamente fantástico no aspecto de preservar a temperatura do ambiente a ser iluminado.
O calor que é dirigido para trás é muito intenso e tem que ser administrado / gerenciado, para que os materiais que ficam atrás da lâmpada ou luminária de LED não sejam prejudicados. A técnica que permite isso será abordada no meu próximo post e se chama Gerenciamento Térmico.
Até à Próxima!


Mauri Luiz da Silva
Especialista em Iluminação
luz.mauri@terra.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário