segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LED - CADIA DIA O FUTURO É MAIS PRESENTE

               A velocidade com que as indústrias lançam produtos de LEDs para iluminação justifica o termo "velocidade da luz".  Há pouco tempo quando eu recebesse alguma consulta sobre determinado tipo de produto de LED para substituir alguma lâmpada tradicional, a resposta era mais ou menos assim:"para este tipo ainda não tem, mas imagino que em algum tempo já haverá".
               Atualmente chega a ser maravilhosamente assustador a quantidade de produtos que chegam ao mercado e, para nossa alegria, muitos com qualidade comprovada, lançados por empresas confiáveis, proprocionando ao aplicador, seja lighting designer, arquiteto de iluminação ou outro tipo de projetista, alternativas reais para substituir lâmpadas como fluorescentes tubulares, fluorescentes compactas, dicróicas e outros tipos de refletoras mais específicas, como PAR 30 ou AR 111 e também metálicas, incluindo as de tubo-cerâmico, tipo CDM-R, HCI-Par..
              Claro que no meio de tantas novidades, chegam também produtos de baixa qualidade e quem compra produtos de LEDs deve se resguardar, procurando marcas de empresas reconhecidas no mercado, para não comprar gato por lebre. Há muitas "lâmpadas de LED" que são apenas uma montagem com os chamados LEDs radiais que pouca luz emitem e sempre foram utilizados apenas para sinalização de aparelhos na função liga-desliga etc.
              Produtos de qualidade para iluminação de ambientes utilizam os chamados LEDs de potência, com rendimento luminoso/energético na ordem de 50 e 70 lumens/watt e que em casos especiais ultrapassam os 100 lumens por watt  e com vida média acima de 25.000 horas.
             Na próxima postagem farei uma abordagem sobre a relação entre potência, rendimento luminoso e vida útil dos LEDs, pois há muitos LEDs que duram muito e nada iluminam e outros que iluminam muito e pouco duram, quando precisamos de produtos que durem muito e iluminem adequadamente.
             Necessitando de alguma informação adicional sobre LEDs ou qualquer outra dúvida sobre iluminação em geral, usem a regra que sempre coloco nos meus livros: consultem pelo meu e-mail que a resposta será imediata.

Mauri Luiz da Silva
Especialista em Iluminação
luz.mauri@terra.com.br

Um comentário:

  1. Te admiro muito, e meu artigo pra faculdade está totalmente focado nos teus livros, obrigado pelas publicações maravilhosas que não só ajudam a mim, mas sim a todos.

    ResponderExcluir